Segredo e Sucesso

Segredo e Sucesso

Coaching não é psicoterapia, nem autoajuda. São comuns os que se confundem e acabam fazendo comparações ou tirando conclusões equivocadas. Entenda as principais diferenças entre o processo de coaching e outros conceitos.

A psicoterapia tradicional foca em entender as raízes dos problemas. Os psicoterapeutas fazem uma série de perguntas a seus clientes, na tentativa de descobrir o que os impede de levar uma vida mais feliz.

Enfoca na conquista de resultados;
Sua visão está sempre direcionada ao futuro, àquilo que você quer para a sua vida;
Não se atem às causas dos problemas, mas em como superá-los;
Mede os resultados atingidos de forma concreta e tangível;
Propõe uma jornada de aprendizagem e autoconhecimento para atingir seus objetivos.

Já o processo de coaching deixa o passado para trás, focando apenas no futuro, nas metas almejadas pelos clientes. Dessa maneira, o coach os orientará para que descubram e desenvolvam as habilidades interiores necessárias para o alcance de seus objetivos.

Com relação à autoajuda, as diferenças são enormes. Este conceito prevê que a pessoa seja sua própria professora, aprendendo a se motivar para que possa enfrentar seus desafios. O coaching,por sua vez, prega a atuação de um profissional, o coach, que trabalhará junto ao cliente, incentivando-o, apoiando-o e dando-lhe ferramentas para que atinja seus objetivos.

Conheça outras singularidades do coaching: